Quase 300 pessoas são presas em força-tarefa da PM contra o tráfico e contrabando no oeste do Paraná

Segundo a PM, operação apreendeu 3,9 toneladas de droga, mais de 95,3 mil pacotes de cigarros e 25 armas de fogo.

Balanço da força-tarefa foi apresentado nesta terça-feira (7).

Combate ao crime na fronteira Uma força-tarefa da Polícia Militar (PM) prendeu 281 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, de armas, contrabando ou descaminho, em 52 municípios, que fazem fronteira com o Paraguai, no oeste do Paraná. De acordo com a PM, o balanço da Operação Metrópolis foi apresentado nesta terça-feira (7).

Durante 11 dias, foram apreendidas 3,9 toneladas de droga, 95,3 mil pacotes de cigarros e 25 armas de fogo. A força-tarefa ainda recuperou 24 veículos, que tinham sido roubados ou furtados. Segundo a PM, quase 4 toneladas de droga foram apreendidas durante a operação, no oeste do Paraná PM/Divulgação Conforme o comandante da operação, o tenente-coronel Sérgio Augusto Ramos, foram dois meses de planejamento para organizar a logística da operação, com o levantamento de informações sobre as rotas do tráfico, do contrabando e dos locais utilizados por grupos criminosos.

"O tráfico, muitas vezes, não pode ficar limitado ao policiamento na faixa do Rio Paraná.

Guaíra, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon e outros municípios da região oeste têm grande importância porque são rotas do tráfico.

Um tráfico muito grande com relação a maconha é histórico aqui na região, há uma utilização muito grande da rota que segue para o Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul." A operação contou com 650 profissionais de segurança da região oeste, segundo a polícia. A coordenação foi realizada pelo 5º Comando Regional da PM e teve o auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), da Receita Federal e da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu. "Nós temos um período onde a super safra de maconha do Paraguai vem para o Paraná e para o Mato Grosso do Sul.

Isso chama muito atenção, porque é um período que o pessoal transporta.

É o plantio no primeiro semestre e, agora, o pessoal transporta.

A gente vai continuar fazendo esse tipo de operação em outros momentos", disse Ramos. Operação apreendeu armas e cigarros contrabandeados, no oeste do Paraná PM/Divulgação Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.

Categoria:Paraná